quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SER MODERNO SEM SER MUNDANO?


Alguns irmãos me pediram que eu desse um parecer sobre um artigo que circula na Internet, pelo qual certo
pregador discorre sobre o seu novo visual e procura distinguir os termos "mundano" e "moderno". Farei uma breve análise do texto, omitindo o nome do seu autor, haja vista eu não ter como objetivo expor pessoas, e sim esclarecer o povo de Deus, combatendo heresias e modismos contrários ao evangelho de Cristo.

Examinei, pois, o artigo, intitulado "Ser moderno sem ser mundano", e exponho aqui um sucinto parecer. Antes, porém, para ser honesto, e como profissional da área editorial, reconheço que o texto que li, no site do tal pregador, é relativamente fluente e bem escrito. Parabenizo, pois, o seu autor pela clareza de sua exposição, mas... Causou-me estranheza o fato de, ao longo de sua explanação, o tal pregador falar pouco do Senhor Jesus Cristo. A bem da verdade, há apenas uma referência direta a Cristo no artigo, além de outra anexa à sua assinatura. Apesar disso, ele faz questão de afirmar que é pentecostal! Por que eu estranhei?
Porque o apóstolo Pedro, na primeira pregação pentecostal, pregou a Cristo "22  Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; 23  A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24  Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; 25  Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; 26  Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança; 27  Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção; 28  Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua face me encherás de júbilo.
29  Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. 30  Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, (At 2.22,36)". Filipe, em Samaria, pregou a Cristo"5  E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. (At 8.5)". Paulo pregou a Cristo  "22  Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23  Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. (1 Co 1.22,23)". Um pregador verdadeiramente pentecostal prega a Jesus Cristo, e não se preocupa em falar tanto de si mesmo.

Retirado do livro "Mais Erros que os Pregadores Devem evitar".

Auxiliar de Trabalho Túlio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário